Peixes de água doce

Quando você quer sair para pescar é preciso escolher onde e quando, afinal esses são fatores determinantes. O Brasil tem uma grande variedade de peixes, cada um com suas características e para encontrá-los é preciso saber algumas coisas.

Se você quer ir em busca de peixes de água doce mas não sabe quais espécies vai encontrar nós vamos te contar quais são os mais comuns de se encontrar aqui em nosso país.

Principais Peixes de água doce

Tucunaré

Encontrado em águas amazônicas e por todo local de água doce no país, o Tucunaré é uma espécie muito conhecida por todos os brasileiros. Seu tamanho e sua carne são grandes atrativos para a sua pescaria, mas na pesca esportiva o peixe é um desafio ao pescador.

Pirarucu

O Pirarucu é um peixe comum de ser encontrado no norte do país e é famoso pelo seu tamanho que pode chegar 2,5 metros e pesar 200 quilos. Difícil de ser encontrado, gosta de ficar próximo às raízes de árvores e arbustos.

Tambaqui

São peixes redondos e podem pesar até 45 quilos e ter 1 metro, com uma coloração cinza com manchas amareladas, normalmente é encontrado no Mato Grosso, São Paulo, Goiás e Paraná. 

Pirarara

Podendo chegar aos 50 kg e com 1,3 m, o Pirarara é um peixe que se alimenta de crustáceos, peixes e frutos e normalmente encontramos ele em poços e canais dos médios e grandes rios, essa espécie fica nas Bacias Amazônica e Araguaia-Tocantins.

Tilápia

É um peixe muito conhecido por sua carne e por ser usado em estudos contra queimaduras. Não é uma espécie nativa do Brasil, foi trazido do continente africano.

Cachorra

Com seus dentes afiados, é comum de ser encontrado nas bacias amazônicas e é um peixe fácil de ser pego.

Piauçu

Piauçu é um peixe muito comum nas Bacias Amazônicas, Paraná, Pantanal e Araguaia e pode ter até 40 cm e pesa 1,5 Kg. É considerado briguento e exige muito do pescador na hora da pesca.

Dourado

É encontrado durante todo o ano nas bacias São Francisco e nos rios do nordeste, porém é uma espécie difícil de pegar. Com sua cor de ouro, pode medir 1,5 metros e é considerado um peixe canibal.

Bicuda

Uma das espécies mais rápidas e ágeis, quando atinge a idade adulta pode ter até 5 quilos e medir 1,5 metros. Para o pescador é preciso muita atenção na hora de pegar a Bicuda.

Dicas 

Além desses existem outras espécies de peixes que podem ser encontrados em águas doces.

Mas se você está querendo ir pescar é preciso primeiro conhecer o local da pesca, busque informações com moradores, pescadores ou conhecidos e não se esqueça de se organizar, planeje como vai fazer as coisas e faça uma lista com tudo que precisa ser levado.

Depois de conhecer algumas espécies de peixes que encontramos na água doce e anotar nossas dicas é hora de se preparar para a pescaria. E não se esqueça que na Tuiuiu Pesca você encontra todos os equipamentos que precisar, tanto na loja quanto no site. Boa pesca!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *