O que levar na pescaria? Veja os principais itens

Não existe nada pior do que passar dias se preparando para a pescaria, chamar os amigos, criar expectativa e na hora H descobrir que esqueceu alguma coisa. Pode ser um anzol específico para determinada espécie de peixe, ou uma roupa para um dia chuvoso.

Muitas vezes, as pescarias são desafiadoras. Algumas são feitas em pesqueiros da cidade, enquanto outras são feitas em rios distantes, com pernoite inclusive, distante de hospitais e outras estruturas para casos de emergência.

Em diversos lugares onde as pescarias são feitas não há nenhum lugar vendendo equipamentos e acessórios. Por isso é fundamental se planejar e pensar no que levar na pescaria.

Para ajudar você nessa missão, preparamos este artigo com os equipamentos e acessórios que nunca podem ser esquecidos para uma boa pescaria.

Equipamentos de pesca

Para o início, vamos falar dos equipamentos indispensáveis para levar na pescaria. É claro que existem individualidades, conforme o tipo de pesca que você vai fazer, o local e outras variáveis. No entanto, preparamos uma lista com os itens básicos, que praticamente todo pescador deve levar na pescaria.

  • Vara de pesca;
  • Linha;
  • Molinete ou carretilha;
  • Boia;
  • Stopper;
  • Chumbo;
  • Anzol.

O tamanho, formato e capacidade do anzol varia bastante, por isso é importante pesquisar antes de sair para a pescaria, ou também você pode levar mais de um tipo e escolher o mais apropriado na hora.

Se você é iniciante ou tem dúvidas, consulte o melhor equipamento para a sua pescaria, assim não corre o risco de errar nas escolhas.

Tem mais algum equipamento que você sempre leva? Deixe seu comentário! A seguir, confira os acessórios que vão lhe ajudar no manejo dos peixes que você vai pegar.

Acessórios de pesca

Agora entramos nos acessórios que não são imprescindíveis, mas que vão facilitar muito a sua vida caso você leve para a pescaria.

Os alicates, por exemplo, ajudam a desprender o anzol da boca do peixe, após fisgá-lo e tirar da água. Você sabe como os peixes se debatem ao saírem da água, dos pequenos aos peixões.

Por isso o alicate é uma forma mais segura de manusear o peixe e também ajuda naquela foto da pescaria, para você mostrar aos seus amigos que o peixão pescado não é “história de pescador”.

Além disso, temos o passaguá, que ajuda a tirar os peixes maiores da água. Ele também é conhecido como (puçá, jereré ou coador).

Outros acessórios importantes para levar na pescaria são: canivete ou faca, e a lanterna. A lanterna é a alternativa caso você fique pescando até anoitecer, já o canivete ou a faca servem para cortar alguma linha ou isca.

E tudo isso, além de alguns equipamentos, você deve colocar em uma maleta. Este acessório ajuda na organização de todos os apetrechos, para você não se perder antes, durante e depois da pescaria.

Iscas

As iscas não podem faltar na pescaria, é claro. Existem dois tipos de iscas: as naturais e as artificiais. Ambas são muito úteis, mas suas particularidades servem para diferentes utilizações e tipos de peixe. Por isso é importante você saber qual espécie é mais abundante no local onde você vai pescar.

As iscas naturais são feitas de pequenos peixes, minhocas, crustáceos, pedaços de alimentos e outros materiais orgânicos. Elas atiçam os peixes pela coloração, cheiro e consistência na água, chamando atenção de suas presas.

Já as iscas artificiais costumam imitar os peixes e outros animais marinhos que seus alvos costumam se alimentar. Elas são feitas de madeira, plástico ou metal e possuem coloração e formatos diferentes, para influenciar no comportamento do peixe que você deseja pescar.

Vestimenta e protetor solar

Algumas regiões impõem normas específicas também, como forma de proteção. Uma delas, por exemplo, é a exigência da vacina contra a Febre Amarela, para pescar no Rio Negro e no Rio Araguaia.

Proteção é o assunto principal deste tópico.

Uma boa vestimenta é essencial para você se dar bem na pescaria. Os dias ensolarados são os favoritos para a pesca, por isso exige certos cuidados.

O primeiro deles é passar bastante protetor solar, principalmente no rosto, nos braços e em outras partes expostas. Leve sempre consigo, para retocar de tempos em tempos.

Os cuidados com o sol são primordiais para evitar problemas pós-pesca, como dores de cabeça, náusea e insolação. Quando você se protege, aproveita seus peixes muito mais.

A vestimenta essencial começa por um boné ou chapéu com abas grandes, que protejam seu couro cabeludo e parte do rosto e da nuca. No rosto, o bom e velho óculos de sol ajuda muito.

Existem roupas específicas para pesca, que são bastante recomendadas. Elas protegem seu corpo dos raios ultravioletas, impedindo queimaduras. Além disso, camisetas com tecido especial ajudam na transpiração e também na proteção dos raios UV.

Assim, você pesca por muito tempo, sem se preocupar tanto com o sol. Ah! E não esqueça a hidratação. Leve sempre uma boa quantidade de água para sua pescaria.

Cadeira e Guarda-sol

Para fechar a lista do que levar na pescaria, temos um pouco de conforto: cadeira e guarda-sol.

Existem muitas cadeiras boas para pesca. Desde banquinhos de plástico, confortáveis, até as tradicionais cadeiras de praia, dobrável. O importante é que elas sejam leves, de alumínio, e confortáveis, para você poder se sentar enquanto espera o peixe fisgar a isca.

Já o guarda-sol, como você sabe, ajuda com um pouco de sombra em dias e locais mais ensolarados. Além disso, se você vai pescar acompanhado da família, o guarda-sol os protege também. Por isso, pense sempre no tamanho do guarda-sol, para que comporte à sombra as pessoas e os equipamentos que precisam de proteção.

Você pode contratar junto a nós pacotes especiais para realizar pescarias inesquecíveis com sua turma. Temos roteiros específicos que fazem valer cada segundo de pescaria.

Com tudo isso pronto, monte seu checklist e nunca mais esqueça de levar coisas importantes para sua pescaria. Em nosso site você encontra todos os produtos para levar em sua pescaria. Assim, aproveita ao máximo e pesca muitos peixes em suas aventuras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *